Parceiros

Proinov - Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Lda - Promotor do Projecto

DRE/DSTE - Direcção Regional de Educação da Madeira - Avaliador Externo

Coordenação Científica:

Maria Paz Jesus Santos
Nasceu no Funchal e é licenciada em Matemática desde 2001. Tem formação extensa em informática, com o nível máximo, até à data, de Analista de Sistemas Informáticos. Antes de entrar no sector oficial da educação, esteve ligada ao sector privado, onde foi programadora durante 8 anos numa das maiores empresas de transportes públicos nacional. Foi ainda responsável pela sucursal na Madeira da AGESFAL Management Institute, especializada na área da Formação Profissional, garantindo a logística e organização da atividade desta empresa na RAM. Esteve também ligada ao Ensino Profissional onde foi professora de matemática em diversos cursos de formação profissional da Escola Profissional Cristóvão Colombo (EPCC), funções que desempenhou durante 8 anos consecutivos. Neste período foi também produtora de conteúdos para e-learning, no projeto e-student. Mais tarde, obteve o nível de formadora nesta área das TIC, com a conclusão do curso de formação de e-formadores promovido pela Direção Regional de Educação da Madeira (DRE). Nos últimos anos foi convidada pela DRE para integrar a equipa do ENECMA - projeto Estou Na Escola com os Meus Amigos, O ENECMA é um projeto inovador de ensino a distância que interliga escola, família e crianças/jovens afastados da escola por questões de saúde. Neste âmbito é o elemento responsável pela articulação entre o Serviço Regional de Saúde e a Secretaria Regional de Educação e Cultura. Em 2010 assumiu ainda a responsabilidade de operacionalizar, por parte da DRE, o projeto ICT2Work, projeto europeu em que a Direção Regional de Educação é autoridade regional. O ICT2Work está focado no estudo e na melhoria dos perfis TIC para o mercado trabalho, numa ligação entre os conteúdos em TIC dos cursos de formação profissional de 2 regiões europeias (Molise e Madeira) e o que é desejado pelos empregadores. A Maria da Paz é ainda voluntária numa instituição de utilidade pública ligada ao sector desportivo, onde desenvolve apoio pedagógico em Matemática para atletas da instituição.

Autores:

Berta Sara Garcia Bernardo
Nascida a 4 de Dezembro de 1983. Licenciou-se em Ensino Básico – 1º Ciclo pela Escola Superior de Educação de Bragança, em 2006. Obteve a Pós-Graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação, em 2007, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Santarém. No mesmo ano, iniciou a sua actividade profissional na Região Autónoma dos Açores, na Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo, como docente na área de Educação Especial. Em 2008 integrou o Sistema Educativo da Região Autónoma da Madeira, onde exerceu o cargo de Coordenadora TIC na escola EB1/PE de Ponta Delgada. Exerce funções técnico-pedagógicas na Direcção de Serviços e Tecnologias Educativas - Direcção Regional de Educação, desde 2009. Integra a equipa de desenvolvimento do projeto TIC@EDU, sendo co-responsável pela orientação e dinamização do processo de ensino-aprendizagem das TIC nas escolas do Ensino Básico e Secundário da RAM. Desempenha, igualmente, o cargo de formadora e consultora pedagógica na área das Tecnologias Educativas, na mesma instituição.

Vasco Alexandre Ferreira Cunha
Nascido a 10 de maio de 1977, terminou a licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante Matemática e Ciências da Natureza em 2003, no Instituto Politécnico de Bragança. Mais tarde, interessou-se pelas Tecnologias, tendo concluído em 2007 uma Pós-graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Instituto Superior de Línguas e Administração de Santarém. Posteriormente em 2009 concluiu um MBA em Organização e Gestão Escolar na Universidade Autónoma de Lisboa e em 2011 terminou uma Pós-graduação no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Além das funções de docência foi coordenador e diretor de turma de um Curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos na Escola Básica 2,3/S de São Sebastião de Mértola e também coordenador TIC e subdiretor na Escola EB1/PE da Lourencinha. Desde 2009 desenvolve a sua atividade profissional com funções técnico-pedagógicas na Direção Regional de Educação, Direção de Serviços de Tecnologias Educativas e similarmente como formador na área das Tecnologias Educativas na mesma Instituição. Tem também desempenhado funções de consultadoria pedagógica e atualmente faz parte da equipa desenvolvimento do “Programa Educamedia”. Desenvolve várias atividades das quais se destacam o projeto “Aprender com o Cinema” nas escolas, e o “Animarte” no âmbito do Festival Internacional do Cinema do Funchal.

 

Equipa Proinov:
Paulo Belo - Director Geral, Rita Andrade - Directora de Formação e Comunicação, Sónia Abreu - Instructional Designer e Revisora, Rúbrio Nóbrega - Designer, Magno Sousa - Programador, João Sobrinho - Programador, Paulo Sousa - Técnico de Informática, Dércio Sousa - Técnico Multimédia, Cláudia Faria - Técnica Administrativa, Paula Jardim - Técnica Financeira.

Equipa DRE/DSTE (Direcção Regional de Educação / Direcção de Serviços de Tecnologias Educativas):
Rafael Santos - Director de Serviços, Pedro Ramalho - Chefe de Divisão, Maria Paz Jesus Santos - Avaliadora Externa, Berta Bernardo - Autora, Vasco Cunha - Autor

 
Co-financiado pelo FSE.
Os melhores RUMOS para os Cidadãos da Região.